Reforço à saúde

Santa Maria terá um médico cubano

Lizie Antonello

As secretarias de Saúde do Estado e de Santa Maria confirmaram que o município deverá receber um médico cubano a partir do dia 13 deste mês. A cidade fez o pedido de 12 profissionais ao Ministério da Saúde, porém, o envio de apenas um foi confirmado até o momento.

Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, o profissional chega ao Rio Grande do Sul entre esta sexta-feira (dia 6) e sábado (dia 7), num grupo de 180 médicos cubanos. Eles vão ocupar vagas ociosas da segunda etapa do Programa Mais Médicos em municípios gaúchos.

Nesta sexta, ao todo 160 profissionais devem desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Os demais tem previsão de chegada à Capital às 11h de sábado. Os médicos serão recepcionados por profissionais do Departamento de Ações em Saúde (DAS), da Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Os médicos terão uma semana de acolhimento e formação em Porto Alegre. Eles receberão informações sobre a realidade da rede pública de saúde do Estado, as características epidemiológicas da população, assistirão a palestras sobre os diversos programas desenvolvidos nos municípios. As atividades de capacitação terão início já neste fim de semana.

Outros seis municípios da Região Central receberão médicos cubanos nesta etapa: Caçapava do Sul, Formigueiro, Lavras do Sul, Restinga Seca, Santana da Boa Vista e São Sepé.

A Secretaria de Saúde do Estado não divulga quantos quantos profissionais irão para cada cidade, pois pode haver alteração.

O programa

O Mais Médicos foi lançado em julho pelo governo federal e tem o objetivo de ampliar o número de profissionais nas regiões desassistidas do país. Os brasileiros têm prioridade no preenchimento das vagas e as remanescentes são oferecidas aos estrangeiros.

Todos os profissionais cursam, durante sua participação no Mais Médicos, especialização em atenção básica, oferecida pela Universidade Aberta do SUS (Una-SUS), na modalidade de educação a distância.

O acompanhamento das atividades acadêmicas desses médicos é feito por tutores e supervisores vinculados às universidades públicas que aderiram ao programa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carreta tomba e pista fica interrompida em Itaara

Próximo

Alunos do Colégio Gandhi promovem ação de combate à Aids em Santa Maria

Geral